domingo, 16 de agosto de 2015

Que líder você é?


Que tipo de líder você tem sido?

Essa é uma pergunta que eu me faço todos os dias, porque assim como Davi tinha suas mãos banhadas em sangue, e com isso não pode construir o templo (1Cr 22.7-8) seus liderados também tinham sede de sangue (2Sm 16.9), e assim eu tenho me perguntado que tipo de líder eu tenho sido no meu trabalho, pois nunca pensei que um dia eu chegaria a ser líder, aliás nem sei se um dia eu quis ser um líder, mas Deus me colocou nesse lugar, e onde Deus nos coloca temos que ser o melhor que pudermos, e se possível um pouco mais, e com isso tenho que cumprir esse propósito, por isso tenho tentado aprender o máximo que posso sobre ser um líder.




Mas o que é ser um líder? Ser líder vai muito além daqueles aos quais você lidera, vai muito além de um cargo, para ser líder não é necessário que alguém lhe diga; "Você é um líder", existem muitas pessoas que são líderes sem saber, líderes dentro do seu grupo de amigos, líderes dentro do seu trabalho, teve um empresa que eu trabalhei que o meu chefe não era o líder pois até ele ouvia e fazia o que o "líder" aconselhava, como eu disse não é um cargo, ser líder é algo que vem de dentro, e acredito que todos nós ou pelo menos a maioria já foi líder ao menos uma vez na vida, e um bom líder é aquele que deixa um legado, como vi em um vídeo uma vez;
"O verdadeiro líder é aquele que quando ele não está presente seu legado continua, que mesmo depois de sua morte seu negócio permanece, sua empresa, sua igreja, seu projeto, suas idéias... Jesus foi o maior líder de todos os tempos, pois mesmo depois de dois mil anos sua Igreja permanece...".
Seus liderados serão moldados a sua imagem, assim como está escrito em 2Sm 16.9;
"Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: 'Por que esse cão morto amaldiçoa o rei, meu senhor? Permite que eu lhe corte a cabeça'."
Abisai era um homem de Davi, e assim como Davi era um homem de guerras e com as mãos banhadas em sangue, seus homens também o eram, por isso temos que tomar cuidado não apenas com o que falamos, mas também com nossas atitudes, pois Davi nunca disse para seus homens serem assim, mas eles seguiram seus passos e agiam de acordo com suas atitudes.

Então o que você quer ensinar as pessoas que estão ao seu redor? Quer ensinar sobre a paciência? Seja paciente, e saiba que Deus te colocará em muitas situações onde você terá que demonstrar essa paciência, principalmente em frente aos seus. Quer ensinar a serem fortes? Deus te colocará em situações que te esgotarão por completo apenas para que não apenas você aprenda a ser forte mas também que possa dar o exemplo, pois como eu sempre digo ninguém pode dar aquilo que não tem, para ensinar eu tenho que ter o conhecimento e para ter esse conhecimento eu tenho que ter estudado sobre aquilo, e na vida existe apenas uma escola e ela se chama experiência, é através das experiências que Deus nos ensina a ser completos, nos ensina a ensinar, não foi a toa que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para passar por toda sorte de tentações; Mt 4.1:
"Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo."
Ele tinha que passar por isso para poder nos ensinar, para poder nos mostrar que por meio Dele é possível vencer qualquer tentação, pois como Ele mesmo disse em João 16.33;
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo."
Ser líder não é ser chefe, chefe é um cargo, líder é uma função, chefe fala e manda, líder mostra e faz, o líder tem que ser o exemplo, então se você quer quebrar as panelas comece você mesmo a quebrá-las, se você quer fazer obras comece você mesmo a fazê-las, se você quer ensinar as pessoas, comece você mesmo a ser aquilo que você quer que elas sejam... 1 Tm 4.12;
"Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário