terça-feira, 11 de agosto de 2015

He Loves Us... Parte 2


Voltando ao assunto de domingo passado...


Bom o que é o amor? Paulo em sua primeira carta aos Coríntios capítulo 13, explica de forma bem clara o que é o amor:

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece
; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."
Apesar de parecer quase impossível de se entender ele mostra claramente o que é o amor. Ele começa mostrando a importância do amor, e de que nada adianta ter todos os dons do Espírito; sabedoria, conhecimento, Fé, cura, operar milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas, mas não ter amor, de nada valeria, seria perdido, e em um segundo momento ele fala o que é o amor, e quais os frutos de quando verdadeiramente se conhece esse amor. Assim como está escrito em 1 João 4.7-21:
"7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.
13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.
14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
18 No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão."
E eu digo isso porque não podemos dar o que não temos, então como podemos amar sem ser amado, ou amar alguém que só nos causou dor e sofrimento ou ainda como amar alguém que nem conheço? Simples, primeiro Deus amou o mundo, a palavra não diz que Ele foi amado para depois amar, em 1 João 4 vemos isso claramente, mais especificamente no versículo 10; "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." Quantas vezes magoamos Deus? Quantas vezes nos afastamos ou rejeitamos esse tão grande amor? E ainda sim Ele nos ama, verdadeiramente nos ama, e só conseguimos amar se tivermos dentro de nós esse amor, se deixarmos Deus entrar em nossas vidas, em nossos corações, somente assim podemos responder a essas perguntas, falo por experiência própria... Pois foi por essa mesma razão, por esse mesmo amor que Deus nos enviou seu Filho, se não fosse por esse amor jamais teríamos chance de salvação, como está escrito em João 3.16: "Porque Deus TANTO AMOU o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

Dessa mesma forma Jesus nos deixou apenas dois mandamentos, Mateus 22.34-40;

"Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.
Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
 e Marcos 12.28-34;
"Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".
"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele.
Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas".
Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas."
Dessa forma respondo as perguntas que deixei em aberto no post anterior, e se ainda assim estiver difícil de entender, ore e peça a Deus sabedoria e entendimento e Ele te dará, pois foi o que aconteceu comigo, mas não ache que será da noite para o dia, pois faz seis anos que peço isso a Deus, e somente agora consigo entender mesmo que seja apenas um pouco sobre esse amor e sobre como amar a Deus de todo o meu coração e de todo o meu entendimento, e ao meu próximo como a mim mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário