quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tex Willer...


     O post de hoje é em homenagem ao herói que eu mais gosto, Tex Willer, sem sombra de dúvidas, esse Ranger astucioso de olhar marcante, extremamente habilidoso e com uma sorte fora de série, marcou minha infância de tal maneira que jamais irei deixar de gostar dele e de suas aventuras repletas de ação, tiros, perseguições, corridas do ouro, ataques indígenas, intrigas, diplomacia e tudo o mais que uma boa história do velho oeste tem direito.



 
 Foi no dia 30 de setembro de 1948 que surgiu a primeira história de Tex. Chamava-se 'Il Totem Misterioso". Com o balão "Por todos os diabos, será que ainda estão nas minhas costas?", começava a saga de um dos mais famosos cowboys dos quadrinhos. De 1948 a 1967 foram 36 histórias no formato de tiras semanais. No começo, Tex cavalgava sozinho, seu cavalo Dinamite nem tinha nome e ele era fora-da-lei.


     Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras com no máximo 3 quadrinhos. Cada semana saía um gibi com 32 páginas (32 tiras) e uma aventura levava várias semanas para chegar ao fim, levando os leitores a comprar as próximas edições. Essa estratégia culminou num sucesso incrível na Itália. Inicialmente apenas mais um personagem entre tantos outros que apareciam naquela época, o ranger fez tanto sucesso que se decidiu pela publicação de uma revista. As tiras foram todas compiladas, sendo que em cada página da revista havia no máximo 3 tiras, como hoje.

     Apesar de o público em geral poder considerar as histórias pouco apelativas devido ao fato do seu grafismo a preto e branco, os admiradores das aventuras de Tex salientam a riqueza de informações, referências e verosimilhança histórica.
     Além de muita ação em todas histórias, com chumbo grosso voando por todos lados, o que torna a leitura interessante é o conhecimento que as histórias trazem. Você fica por dentro da cultura dos índios, da vida dos pioneiros, de episódios marcantes e reais na história dos Estados Unidos da América, dos hábitos da época... Detalhes mínimos foram pesquisados antes de tornarem-se texto e desenhos, para que o leitor tivesse a noção exata do ambiente em que se passavam as aventuras. Tex pretendia aliar cultura e diversão e isso pode justificar o seu sucesso em muitos países do mundo.


     Outro fator decisivo para o sucesso é o bom humor presente nas histórias. A comédia acontece principalmente quando Kit Carson, o parceiro de Tex, começa com sua onda de pessimismo e reclamações.

     Mas não há dúvida que o principal motivo que faz de Tex um sucesso é a ação constante das aventuras e o senso de justiça. Tex é um atirador preciso tanto com o rifle como com a pistola e não nega ajuda a quem quer que seja para combater injustiças. Também é um ótimo cavaleiro e sabe usar muito bem a faca e o laço. Além disso, Tex bate forte. Quem já experimentou enfrentá-lo no braço teve a chance de trombar seu queixo contra os nós do punho do ranger.


     As histórias de Tex jovem se passam por volta de 1860, nesse período vemos Tex no rodeio e nas ações durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). Já Tex quarentão e com o filho Kit Willer, bem como com Kit Carson de cabelos brancos, remonta ao período de 1880-1890.

Tex é um Ranger do Texas, uma espécie de polícia especial dos Estados Unidos. Enquanto os xerifes são a autoridade maior numa cidade, Tex é o representante da lei em qualquer lugar do Estado por onde passa. Além disso é o chefe dos navajos, bem como seu agente indígena para tratar com o governo os destinos da tribo.

     Por sua bravura e perícia, Tex é requisitado pelo comando dos rangers a atuar em missões delicadas e especiais, mesmo em outros Estados e mesmo fora dos limites territoriais dos EUA. Muitas vezes Tex perseguiu bandidos no México, nas frias terras do Canadá ou em casos extremos na Colômbia, na Argentina/Bolívia e até mesmo mesmo na Oceania.

     Tex normalmente recebe carta branca para agir e fazer cumprir a lei, sendo-lhe confiadas missões variadas. Contrabandos de armas, assaltos a trens ou bancos, roubo de manadas inteiras, xerifes abusando de sua pataca para explorar o povo são apenas casos mais comuns, dentre tantos que Tex tem que enfrentar. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pards: Kit Carson, Kit Willer e o índio navajo Jack Tigre.

     A edição TEX-023 da Editora Vecchi contou como foi o passado de Tex, como ele tornou-se um justiceiro. Vaqueiro num rancho no Texas, na fronteira com o México, Tex vivia com seu pai Ken Willer, com seu irmão Sam e com um velho amigo da família, Gunny Bill, que foi quem ensinou Tex no manejo com as armas. Quando bandidos mexicanos roubaram uma partida de gado da família e mataram o pai de Tex, este revoltara-se e, mesmo contrariando seu irmão, atravessa a fronteira atrás dos larápios, fazendo justiça com as próprias mãos. Perseguido pelos rurales, policiais mexicanos de fronteira, consegue escapar, mas desgosta-se a partir de então da vida de vaqueiro, abandonando o rancho para o irmão e saindo sem rumo. Arranja emprego no Circo dos Irmãos Corlis e ali passa a fazer parte dos rodeios, onde revela-se um autêntico ás, ganhando vários prêmios, inclusive seu cavalo Dinamite, que o acompanharia por praticamente todas as aventuras dos primeiros tempos. Passado algum tempo, chega a notícia de que seu irmão Sam havia sido assassinado. Decidido a obter a vingança pela morte do irmão, Tex vai ao encalço dos assassinos e, outra vez, faz justiça pelas próprias mãos, passando a ser então perseguido pela lei - tal como o conhecemos em setembro de 1948, um fora-da-lei perseguido e com o nome estampado em cartazes de recompensa.

     Recomendo muito pra quem gosta de faroeste e até pra quem não gosta, quem sabe começa a gostar (rsrsrs XD), bom por hoje é só e nos próximos posts falarei um pouco mais a fundo sobre os outros personganes das histórias de Tex...

Os pards

* Kit Carson ou Cabelos de Prata
* Jack Tigre
* Kit Willer ou Pequeno Falcão. (Kit é filho de Tex (Águia da Noite) e Lírio Branco)

Amigos mais famosos

* Ely Parker
* Montales
* Pat Mac Ryan
* Jim Brandon
* Nat Mac Kenneth
* Gros-Jean
* Cochise
* Barba Negra
* Mac Parland
* Sam Brennan
* Tom Devlin
* O Bruxo Mouro ou El Morisco

Inimigos mais famosos

* Mefisto
* Yama
* O Mestre
* Zhenda
* Tigre Negro
* El Muerto
* Jane
* Black Baron
* Proteus
* Rakos ou Sokar



Fonte Wikipedia

3 comentários:

  1. eita eita eita atualização que é bom nada né? Rs Mas gostei do post!!! Mas falar da vida que é bom nada tb né? ashuahsuahsa :P Estamos curiosos pra saber as aventuras do Guga, asjaushashuah :P abs e se cuida muleque!!!!:p

    ResponderExcluir
  2. Será que me reconhecerão nas pesquisas do Google? A primeira aventura que li do Tex Willer, quando ainda morava em Brotas/SP, chamava A Vingança de Apache Kid, composta de 02 partes,ou seja, continuava na edição seguinte... Após não parei mais,era minha infância, depois juventude e maturidade, agora a 3^ idade, já aprecio outros passatempos, livros, redes sociais,em destaque o Face,Banca Virtual do Google, WhatsApp, enfim coisas do gênero. Revistas nenhuma atualmente, as do Tex Willer,releio as antigas, maioria da Editora Vecchi umas poucas da Rio Gráfica e Editora (Grupo Globo de Comunicações)

    ResponderExcluir